quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dissipando boatos

Estão espalhando boatos sobre a campanha da CHAPA 6, ROGÉRIO ROSA, Moralização e Democracia, que precisamos esclarecer imediatamente. Corre por aí que iremos retirar nossa candidatura para apoiar o candidato chapa 2, Professor José Antônio Pinto.

Aos fatos.

Fizemos a denúncia de Aliciamento de Menores na Comissão de Direitos Humanos da AL-MG, com o forte apoio do Dep. Durval Ângelo, único político que ousou apoiar publicamente a oposição no CEFET-MG. Não foram denúncias levianas: são fundamentadas! Antes de criticá-las, observe com atenção! Evidente, acreditamos que as denúncias poderiam enfraquecer a candidatura da direção e fortalecer a oposição, como é claro.



Defendemos a oposição desde o começo. Por exemplo, quando o candidato chapa 2 entrou em "casinha de caboclo" (havíamos avisado para não ir...), denunciamos, no Orkut e on line (slide 26), como crime eleitoral!  Depois soubemos do diálogo que tiveram com o Sr. Paulo Sanches, autor da arapuca: "se não fosse nossa equipe estar atenta!" Mas, como é? "Nossa" equipe? Não recebemos um único e tradicional "obrigado", nem fizemos pelo reconhecimento, mas pela oposição, somente.

Procuramos, por duas ou 3 vezes, ao longo da campanha, a candidatura da chapa 2 para que nos ajudasse em panfletagens pelo interior. Observando que a chapa 2 pode participar dos debates espalhados pelas UNEDs, e a nossa não. Lecionamos e NÃO FOMOS DISPENSADOS! Debates cuja programação, seguindo a famosa “democracia” cefetiana, da qual a comunidade externa começa a tomar conhecimento, foi divulgada 2 dias antes de ocorrer o primeiro! Fora as “muito estimulantes à democracia” regras estabelecidas! Observe no mapinha (do Governo Federal) como estamos espalhados nas Gerais!




Sempre nos foi negado, pela chapa 2, qualquer panfletagem, e com desculpas estranhíssimas, como “denúncia no interior pega mal”. Ah, tá... Observando que achávamos estratégico fazer chegar às pessoas que sequer acessam a internet as graves denúncias que TIVEMOS A CORAGEM DE FAZER. O que ninguém mais teve, embora todo o mundo alegue ser o maior defensor dos DIREITOS HUMANOS DE NOSSOS ALUNOS MENORES DE IDADE! Né! E, até para não fazerem propaganda para outro candidato, sugerimos panfletos em que nem aparecíamos e mal nossa candidatura era citada, como seria possível bastando copiar este jornal, por exemplo. Panfletar, frise-se, pedindo votos para a chapa 2!

Nas vésperas do debate no Campus II, na noite do dia 14/6, recebemos telefonema da chapa 2 insistindo e insinuando, claramente, que deveríamos renunciar a nossa candidatura para apoiá-los, pois outro candidato iria renunciar e fazê-lo, o que se confirmou: o Prof. Renato Pimenta renunciou, de forma infelizmente até estranha, na primeira fala (começa em 43min40s e apóia em 45min30s)! Ao que respondemos que nosso papel, enquanto oposição, era e é muito importante. Na sexta-feira, dia 17/6, em contato com a chapa 2, ficou combinado que faríamos a primeira reunião da oposição com a presença desta chapa. Combinamos, esperamos, aguardamos, em vão...

Estranhamos, também, observando que historicamente apoiamos de forma atuante e firme, a candidatura do Prof. Renato em outros pleitos. Fomos até perseguidos pela ditadura da “sandice” por isto! Estivemos sempre em contato com seus apoiadores, desde o início frisando que mais importante do que uma candidatura individual seria, neste momento, a vitória da oposição no Cefet. Ainda assim, nossa candidatura, ao que parece, nem foi cogitada, menos ainda comunicada oficialmente, pelo Prof. Renato, quando decidiu apoiar outra chapa. Tudo bem. Democraticamente, é seu inegável e inerente direito.

Tentamos novamente contato com a chapa 2, na ocasião do debate do Campus I, em 20/6. Sempre reconhecendo a força do adversário, como bem o disse o nobre candidato Prof. Rubens Campos, que também retirou sua candidatura, de forma muito mais marcante e coerente (ouça aos 10min de vídeo). Fomos informados, pela chapa 2, da falta de tempo, porque deveriam partir para Leopoldina, último debate a ocorrer no dia seguinte. Conseguimos 20 minutinhos, entre 16:50 e 17:10h! Agradecemos! Uma pena que no mesmo Clube de Quem Bebe, onde nos sentamos e deu tempo de tomar uma latinha de refrigerante, soubemos que fizeram outra reunião de cúpula, a sós, até 21h, no mesmo dia!

Propusemos uma estratégia conjunta, que envolveria o apoio da CHAPA 6, ROGÉRIO ROSA, Moralização e Democracia, à chapa 2. E consistia em panfletagem das denúncias, feitas pela chapa 2, nas UNEDs, já que sua candidatura seria mais estruturada, e teria o apoio, inclusive, o que foi nos dito literalmente, do Dep. Reginaldo Lopes, o mesmo que curiosamente apóia a direção (ver comentário do Sr. Tarcísio Pereira, em 15/4, 19:08h)... E, na estratégia combinada, sigilo total, pelo menos por enquanto, observando e analisando a conjuntura.

Comentamos sobre a possibilidade de incorporação de nossas propostas, como mudanças no processo seletivo do Cefet, por exemplo. Ao que não nos foi respondido nem sim, nem não. Mas, perguntados se estaríamos dispostos a discutir as cotas, por exemplo, também... Uai, mas é claro, pois até postamos e assinamos embaixo! Não era o caso nem de perguntar!

Para nossa surpresa, a panfletagem não houve. E, para surpresa ainda maior, além dos professores Rogério Rosa, Rodrigo Penna e José Antônio Pinto, havia na mesa só mais duas pessoas e, no dia seguinte o possível apoio nosso já tinha vazado! Ao contrário do sigilo que estrategicamente combinamos! Uai! Sem contar que, partindo de nossa chapa a insistência de reunião com a chamada oposição, sempre dificultada ao máximo não por nós, quase na hora do debate do SindCefet, ontem, 22/6, tendo proposto outra coisa, ainda fomos questionados pelo candidato José Antônio Pinto se iríamos apoiá-lo publicamente naquele debate, naquela hora! Fica difícil assim... Qual ação conjunta, se soubemos ontem, ao comunicar à chapa 2 que apresentamos impugnação da chapa 1, no dia anterior a chapa 2 também tinha apresentado impugnação sem sequer ter o trabalho de nos comunicar? Ah, peraí, né!

Acreditamos em idéias, em propostas: não em adesismo, puro e simples! Sabemos da força da candidatura da situação, franca favorita. Sempre o admitimos. Sabemos da melhor estrutura da campanha da chapa 2, dita oposição, que trabalha há mais tempo, que já foi direção por anos, sempre soubemos. Sabemos que nos inscrevemos de surpresa, de última hora, porque desta vez não se exigiu o vice... Sabemos... Sabemos disto tudo. Temos plena consciência. Acreditamos, inclusive, ter demonstrado desde sempre o desprendimento e a clareza de que, antes da vitória individual, é mais importante uma vitória política mais ampla, da oposição, no caso.

Mas, nestas condições, SOMOS OBRIGADOS A AFIRMAR CATEGORICAMENTE QUE NÃO EXISTE MAIS NENHUMA HIPÓTESE DE RETIRARMOS NOSSA CANDIDATURA OU APOIARMOS QUALQUER OUTRA. Não assim, não nestes termos.

Temos propostas, inclusive, que diferem de todas as apresentadas pela oposição, até agora. Assim, poderemos ter poucos votos, poderemos como é normal perder, o que achamos que a maioria sempre esperou. A direção pode ganhar, o que também sempre foi esperado. Política e eleições são assim, mesmo.

Porém, nossa presença tem despertado debates fundamentais, nesta campanha! Afirmamos também que esta eleição AINDA não está ganha APENAS pela nossa presença (comentários ao final da postagem), e não por nenhuma outra oposição. O que esta mesma dita oposição insiste em sequer reconhecer, ou argumentar, em contrário.

Defenderemos tranquilamente nossas idéias e propostas até o final. E, esperamos, possamos contribuir para, até na derrota, poder incorporar algumas delas, democratizantes e moralizantes, na próxima gestão. O que, SEMPRE E CORAJOSAMENTE ACREDITAMOS, só fará bem para toda a comunidade cefetiana, independentemente do vencedor desta eleição.

E não nos venham com este papo furado de que estamos dificultando a vitória da oposição! Antes, e pelo contrário, apesar de até tentarmos, não temos condições de apoiar um candidato como o da chapa 2 cuja proposta, dita em alto e bom som no debate do Campus II, seja construir piscinas nas UNEDs! Porque este tipo de proposta é risível! E todos lá ouviram e se chocaram: nossos alunos, o Sr. Paulo Sanches, seus alunos e estagiários, a direção! Esta é a oposição que a direção sempre sonhou! Mas, se a oposição deseja se unir, porque não em torno da nossa candidatura, e não o contrário, como quiseram nos impor, quase na marra?

Assinado: PROFESSORES ROGÉRIO ROSA E RODRIGO PENNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode criticar duro, mas sem ofensa.