sábado, 25 de junho de 2011

Discutindo propostas 2: falta tecnologia e falta planejamento

Veja na fala de nosso candidato, aos 6min30s, questões importantes relacionadas ao aluno. Numa pergunta muito abrangente, que passou por Copa do Mundo em BH, infra estrutura do Cefet, rede WiFi e seguiu por aí.

Já ouvimos nos debates o candidato chapa 2 propor que o próprio Cefet produza seu material didático, pelo menos no tocante ao Ensino Técnico específico. Lembramos que em 100 anos de História ainda não conseguimos fazer com que nossos professores escrevessem um livro, e de boa qualidade, para cada disciplina técnica. Assim, fora as famosas apostilas xerocadas, não achamos que tal proposta seja de fato viável.

Pouco antes de nossa fala, o candidato chapa 1 afirma que em Agosto toda a rede WiFi estará instalada e operante. Curiosamente, ouvimos a mesma coisa no debate do Campus II e apenas lembramos que tal comunicado só ocorreu depois que ao final desta nossa outra postagem tocamos neste assunto. Estamos todos escolados com promessas, como esta, de nova expansão dos cursos superiores pelo interior que nem sabemos se o MEC já aprovou, sendo que não estamos dando conta nem dos cursos que já abrimos! Ainda teremos que equacionar a entrada dos novos professores para as turmas já abertas e que vão avançando, nos seus cursos, isto com 84% de professores substitutos! Sem contar os famosos netbooks, promessa do diretor em pessoa numa de suas brilhantes palestras convocadas (que só têm audiência porque são obrigatórias!), há cerca de um ano atrás, para cada professor do Cefet... Estamos no aguardo... Vai chegar... Vai chegar...

Como com tecnologia não se brinca, nosso candidato ROGÉRIO ROSA CHAPA 6, MORALIZAÇÃO E DEMOCRACIA, cita que de tanto esperar os netbooks eles já caducaram! Agora é tablet! Sendo que na grande BH já foi produzido o primeiro tablet 100% nacional (vocês por acaso sabiam?). Livro agora é digital, que economiza muito, que preserva a natureza, que democratiza e espalha informação com força e com velocidade! Que permite interação e participação, com os próprios alunos ajudando a construir seu material e seu aprendizado!



Além disto, nosso candidato lembra que apesar das obras, apesar do crescimento do orçamento do Cefet no GOVERNO LULA (7º maior orçamento! Mais dinheiro do que centenas de cidades inteiras têm por ano neste país!), esta direção que completa 8 anos, que comanda todas as instâncias decisórias, como o Conselho Diretor, não conseguiu sequer resolver um problema grave. O trânsito de alunos entre os Campus I e II. Alunos do Técnico no Campus II ficam sem laboratório de Física, por exemplo. O Campus I, que era exclusivo dos Técnicos, agora divide seu espaço com os cursos Superiores. Temos problemas, teremos mais no futuro próximo... Onde o bom planejamento? Onde a boa gestão? Não cabem nem os carros nos estacionamentos, mais! Imaginem se vierem mais pessoas!

Não temos nem papel higiênico nos banheiros... Precisa dizer mais?

2 comentários:

Pode criticar duro, mas sem ofensa.