quarta-feira, 8 de junho de 2011

Como é a eleição no CEFET

Conforme insistentemente denunciamos, todo este processo eleitoral é uma fraude! Regras já foram desrespeitadas! E não é a primeira vez! Só que alunos preferem invadir a Av. Amazonas do que tomar conhecimento dos fatos e a comunidade cefetiana, ao que parece, prefere vê-los ser aliciados a tomar atitudes mais concretas quanto aos desmandos! De fato, a coisa poderia estar melhor há anos, mas... Enfim, desrespeitadas ilegalmente ou não, estas são as regras (original no sítio do CEFET)... Veja a fórmula do voto total:


Nesta fórmula, embora pareça um terço por segmento: alunos, técnicos, docentes, o peso do voto do aluno é menor. Note que se divide pelo total de votantes possíveis. Assim, se 13mil alunos votarem em só 1 candidato, lhe darão 33% dos votos. Por outro lado, se todos os professores fizerem o mesmo, o candidato terá os mesmos 33% (aproximadamente, há os técnicos) só que com menos de mil votos.

A regra diz que se usará urnas eletrônicas, mas não há como garantir: podem ser cédulas de papel, mais suscetíveis a fraude. Aguardar. O aluno ou técnico, enfim, todos, devem procurar seus nomes nas listas para saber o local de votação: ver aqui. Deveria estar no site do CEFET em 02/6. Cheguei a ver, baixei, mas, vai saber... Quanto mais obscuro, parece melhor.

É importante que os alunos participem, mas o próprio CEFET parece não querer dizer isto a eles.

Além disto, se forem urnas eletrônicas, que o processo seja semelhante ao das eleições "normais", já que a nossa não é! Antes da votação, imprime-se a "zerésima", mostrando que a urna está zerada. A urna é inviolável, segundo o TRE. Após a votação, imprime-se o "boletim de urna", que deve ser ASSINADO PELOS FISCAIS. Porém, as "regras democráticas" abrem brecha para um suspeitíssimo programa de totalização que não o do TRE, mas feito PELO CEFET! Ora, bolas...

Se forem urnas eletrônicas, será fácil somar à mão os votos: impressos os boletins de urnas ao final, na PRESENÇA DE TODOS, fiscais assinam, anotam o resultado, mesmo no interior pode-se enviar por SMS. Assim que as urnas forem fechadas e boletins impressos, o resultado sai... Teoricamente... Se for usar um programa do CEFET, aí, como dissemos, suspeição geral de antemão!

Se nada mudar, vota-se de 8:30 h às 21h do dia 28/6.

Mas, veja como as coisas aqui são escondidas: nas resoluções do conselho, link aí atrás, a de nº 53 altera a data, e agora, 23:59h, nem está disponível! Logo, tudo é possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode criticar duro, mas sem ofensa.