sexta-feira, 8 de julho de 2011

Equívocos

“Míriam Stassun dos Santos Míriam <miriamstassun@gmail.com> 8 de julho de 2011 09:32
Para: lenice.medeiros@inep.gov.br, bartira.barbosa@inep.gov.br, fatima.porcidonio@inep.gov.br
Cc: cien@deii.cefetmg.br, Rodrigo Penna <professorrodrigopenna@yahoo.com.br>, Janice Cardoso Pereira Rocha <janicecardosopereira@gmail.com>
Prezadas Lenice, Bartira e Fátima, bom dia!!

Favor desconsiderar a mensagem enviada pelo Prof. Rodrigo Penna.

O CEFET-MG está fazendo o Plano de Trabalho que será enviado a vocês na próxima semana e participará da Capacitação no período de 20 a 22 de julho, com o Coordenador Geral e os Coordenadores de cada área, conforme cadastrado no site do BNI e envio de documentos.

Para o lugar do Professor Rodrigo Penna cadastramos outro docente desta IES que tem muita experiência e vários anos em elaboração e revisão de questões para os processos seletivos do CEFET-MG (para os cursos Técnicos e Superiores) e para concursos públicos, além de muitos anos de experiência profissional no CEFET-MG. Diferentemente do Prof. Rodrigo Penna que é recém chegado ao CEFET-MG e nunca nos auxiliou internamente na elaboração de questões para qualquer concurso ou processo seletivo, mas veio até à COPEVE (Comissão Permanente de Vestibular) e se apresentou como conhecedor e colaborador do BNI no INEP/MEC há tempos.

Lenice, Bartira e Fátima, pedimos desculpas pela atitude do Prof. Rodrigo Penna pois toda vez que envia algum e-mail interno, inclui nomes de pessoas ligadas ao INEP/MEC ou o direciona em cópia a várias pessoas que não estejam envolvidas diretamente nos assuntos, fato que vem acontecendo rotineiramente nestes últimos meses, em várias outras situações.

Grande abraço,
Míriam Stassun”



Entendemos que a Sra. Míriam se encontre sob pressão, e por causa disto haja cometido alguns equívocos. Se ela verificasse o email que mandei, veria que foi encaminhado apenas aos membros da Copeve e do convênio no Cefet, à minha coordenação, aos emails do Inep em resposta aos enviados a mim (é gente, recebi emails do Inep, ainda que para alguns esta hipótese seja inverossímil e absurda!), posto que já tinha até confirmado minha ida e devo satisfações a eles, também, e, de “estranho”, só ao professor Renato, que contribuiu para que o convênio saísse. Vejam:

“Rodrigo Penna <professorrodrigopenna@yahoo.com.br> 7 de julho de 2011 19:30
Para: cien@deii.cefetmg.br, executivacopeve@adm.cefetmg.br, lenice.medeiros@inep.gov.br, bartira.barbosa@inep.gov.br,
fatima.porcidonio@inep.gov.br, ericapagani@terra.com.br, vandeir@deii.cefetmg.br, miriamstassun@gmail.com, anapoles@uol.com.br,
pontone@deii.cefetmg.br”


Jamais tinha estado na Copeve, tampouco conhecia a Sra. Míriam. Viajei à Brasília dia 10/4 já sem esperança de que o convênio que tanto incentivei fosse assinado. Mas, deixei articulado com pessoas de bem contatos a serem feitos na Copeve, uma vez que no Cefet fofocas, e às vezes boatos, causam até mais efeito que cartas ou emails.

Novamente a Sra. Míriam se equivoca ao afirmar: “veio até à COPEVE (Comissão Permanente de Vestibular) e se apresentou como conhecedor e colaborador do BNI no INEP/MEC há tempos”.

Absolutamente!

Estava em Brasília, trabalhando para o BNI-Inep, no dia 15/4/11, tenho documentos, passagens, emails trocados desde lá tentando caminhos para sensibilizar os cegos, etc, quando minha esposa me ligou dizendo que “uma mulher do Cefet tinha ligado querendo falar comigo urgente!”. E, ela deu então meu outro telefone, através do qual a Copeve me contatou em Brasília e me informou que estava inscrevendo o Cefet no convênio do BNI! E, mais, INFORMOU-ME DE QUE EU SERIA COORDENADOR! Era o último dia de inscrição...

Evidentemente, conforme emails que copiei, é claro que estando ciente CONSIDEREI MINHA OBRIGAÇÃO PROCURAR A COPEVE E OFERECER AJUDA! Cumpri esta obrigação.

Nem poderia ser do BNI "há tempos", pois da forma como está ele foi instituído apenas ano passado, 2010... E, quanto a auxiliar na elaboração de questões para as seleções do Cefet, neste ponto a Sra. Míriam está correta, posto que, como ela diz, "recém chegado", não tive nem tempo. Sem humildade, não foi questão de competência. Mesmo assim, não aceitaria convite. A meu ver, há graves problemas nos Vestibulares e seleções do Cefet.

Por fim, estranho muito que o tal “Plano de Trabalho”, às vésperas da capacitação, e a primeira rodada já houve até (atraso...), cerca de 3 meses depois da inscrição, ainda não esteja pronto. De fato, ofereci ajuda e dei sugestões para sua elaboração também. Sendo a principal telefonar antes ao Inep, já que a Sra. Míriam queria enviá-lo imediatamente e disse isto na minha frente e da Sra. Janice, ao que sugeri que não, na única vez em que tratei deste convênio oficialmente no Cefet. No início da tarde, 12:30h, do dia 19/4/11. Lembro como se fosse agora as palavras da Sra. Janice: " A Míriam vai muito à Brasília, é muito conhecida e conhece todo mundo lá do Inep!" Já quem me conhece sabe que sou rigoroso, exigente e até chato nas minúcias, mas nunca dado a este tipo de ostentação tola...

Foi tentando ajudar o que quis dizer neste email, do qual havia copiado só um pedaço.

Novamente sobre o "Plano de Trabalho"

 

Rodrigo Penna  por  gmail.com para executivacopeve
mostrar detalhes 19 abr

de
Rodrigo Penna professorrodrigopenna@yahoo.com.br por  gmail.com 
horário do remetente
Enviado às 20:45 (GMT-03:00). Horário atual no local de envio: 22:53.
para
executivacopeve@adm.cefetmg.br
data
19 de abril de 2011 20:45
assunto
Novamente sobre o "Plano de Trabalho"
enviado por
gmail.com

ocultar detalhes 19 abr





Prezada Míriam,

perdoe insistir no tema do "Plano de Trabalho".
Fiz outra leitura na Chamada e continuo com a nítida impressão de que
ele deve ser entregue depois. Segue em anexo todas as vezes que
aparece no texto: separei e destaquei. Sempre no futuro, e vinculado
ao Termo de Cooperação. Por exemplo, no item 12:
12 . DEMANDA DE ITENS
... No Plano de Trabalho, parte integrante do Termo de Cooperação e/ou Termo de Convênio de cada instituição será estabelecida a demanda itens, tendo em vista a capacidade de produção da instituição e necessidade do Inep,...

Como poderemos elaborar um Plano de Trabalho "tendo em vista a necessidade do Inep" sem conhecer exatamente qual é esta necessidade?

De fato, faria até mais sentido, na Capacitação, o Inep inclusive destacar
o que deseja que conste e como deve ser feito o referido Plano.

Mas, é uma dúvida simples, podendo ser sanada com um telefonema
para o Inep, para os devidos esclarecimentos.

Isto evitaria que tivéssemos um trabalho adiantado, e este talvez possa
ser feito com mais eficiência, caso o Inep nos orientasse antes.

Mas, é isto...

Cordialmente,
-------
Professor Rodrigo Penna.”


Assim, como somos funcionários públicos, e no Cefet-MG persiste este mal hábito de se obscurecer a coisa pública, continuo cumprindo esta e outras obrigações que me cabem.

Tornar realmente pública a coisa pública!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode criticar duro, mas sem ofensa.