quinta-feira, 7 de julho de 2011

Coordenação de Ciências da Natureza

Prezadas Senhoras e Senhores,

Venho por meio desta me desligar, oficialmente, da Coordenação de minha área no possível convênio com o Inep para a participação do Cefet-MG no BNI. As razões são várias, que descreverei breve a seguir.

Fiz questão de sugerir e incentivar tal convênio desde que dele tive notícias. Além de CONHECIMENTO, objeto de meu trabalho, o convênio poderia trazer vantagens financeiras ao Cefet:
 
“a) Infraestrutura, Apoio Técnico e Operacional no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) conforme Plano de Trabalho a ser apresentado e aprovado pelo INEP (Anexo II);
b) Capacitação e Coordenação da Equipe de Elaboração e Revisão no valor de até R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) conforme Plano de Trabalho a ser apresentado e aprovado pelo INEP (Anexo II)”



Enviei vários emails tentando contato e oferecendo ajuda.

de
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifRodrigo Penna penna@deii.cefetmg.br por  gmail.com 
horário do remetente
Enviado às 20:30 (GMT-03:00). Horário atual no local de envio: 18:46.
para
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifexecutivacopeve@adm.cefetmg.br
data
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif18 de abril de 2011 20:30
assunto
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifInscrição na chamada pública do BNI-Inep
enviado por
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifgmail.com





ocultar detalhes 18 abr

Prezada Míriam,

estive na Copeve hoje, mas, sendo o dia conturbado, nos desencontramos...

...

Assim, aguardo contato para qualquer esclarecimento.

Atenciosamente,
-------
Professor Rodrigo Penna.”


de
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifRodrigo Penna professorrodrigopenna@yahoo.com.br por  gmail.com 
horário do remetente
Enviado às 20:45 (GMT-03:00). Horário atual no local de envio: 18:47.
para
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifexecutivacopeve@adm.cefetmg.br
data
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif19 de abril de 2011 20:45
assunto
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifNovamente sobre o "Plano de Trabalho"
enviado por
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifgmail.com





ocultar detalhes 19 abr https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

Prezada Míriam,

perdoe insistir no tema do "Plano de Trabalho".
Fiz outra leitura na Chamada...
...

Cordialmente,
-------
Professor Rodrigo Penna.”

de
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifRodrigo Penna professorrodrigopenna@yahoo.com.br por  gmail.com 
horário do remetente
Enviado às 11:22 (GMT-03:00). Horário atual no local de envio: 18:49.
para
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifexecutivacopeve@adm.cefetmg.br
data
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif20 de abril de 2011 11:22
assunto
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifMaterial de estudo e preparação
enviado por
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifgmail.com





ocultar detalhes 20 abr https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

Prezada Míriam,
fiz um pequeno texto com links para as páginas onde material sobre o Enem está disponível. Caso queira usá-lo, ou mesmo modificá-lo, à vontade, para envio aos professores, segue em anexo.
Atenciosamente,
-------
Professor Rodrigo Penna.


Para os professores que desejarem participar do projeto do BNI.doc
Para os professores que desejarem participar do projeto do BNI.doc”



Por outro lado, meu email sequer constava nas comunicações da Copeve do Cefet-MG!


Não incentivei um convênio à toa... Enviei por conta própria orientações:


Material de estudo para o possível convênio com o Inep para elaboração de itens (questões) para o Enem




https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifhttps://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifhttps://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifRodrigo Penna  por  gmail.com para arapiraca, birgit, josevalterdorn., njpires, lobao, sandra, angelitamvieira, actt, kmyllabio, denisearcturus, josanpi, jhenderson, katalin, mariolucas, wesleyfisicauf., avscarvalho, formacaogeral
mostrar detalhes 21 abr https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

Senhores(as) professores(as) que desejarem participar do projeto do BNI, Banco Nacional de Itens, do Inep-MEC, chamada pública na qual o Cefet-MG se inscreveu:
  •  . Os dados e explicações completos...”


Inclusive, e por conta própria também, para os professores que quiseram, fiz uma pequena apresentação, à disposição, falando sobre como se dá a elaboração de itens. De forma que, pelo menos na Coordenação de Ciências, a que pertenço, já há professores com conhecimento do tema.

Jamais reivindiquei qualquer Coordenação de qualquer coisa que seja, muito menos acréscimos no salário em função disto. Antes, e pelo contrário, sempre distribuí material na internet, gratuitamente, até quando estava só na rede particular. Hoje tenho algo como meio milhão de visualizações.

Isto posto, de forma clara e transparente, é preciso dizer que não posso coordenar o que desconheço. Não recebi absolutamente nenhum comunicado da Copeve até hoje, e a capacitação em Brasília é daqui há duas semanas! Tinha até confirmado minha ida, mas não dá!



Tenho responsabilidade para com meu trabalho. Nestas condições, fica comprometida a minha participação.

Espero que isto não implique em meu desligamento do próprio BNI, anterior a este convênio. Trabalho que sempre gostei de fazer, e faço com toda dedicação, sempre.

Serei no Cefet apenas mais um elaborador, participarei tranquilamente das capacitações e oferecerei de bom grado meus serviços, o que aliás sempre fiz.

Desejo um excelente desempenho e proveito ao Cefet e ao convênio!

Parabenizo ao MEC e ao Inep pela excelente iniciativa!

Sabemos muito bem a razão destas circunstâncias que aqui descrevo. Contudo, afianço-lhes que divergências políticas à parte, o profissionalismo, os compromissos inevitáveis, no que me competem, estão em outro patamar.

Para ilustrar, segue imagem recente do velório do ex Presidente Itamar.



Porém, não quero absolutamente tornar minha presença um constrangimento para o bom andamento dos trabalhos no Cefet.

Antes, estimo e prezo sucesso ao Cefet, ao Inep e ao MEC!

Quero que o Cefet permaneça onde merece: entre os e as grandes!

Agradeço publicamente o empenho para o mesmo convênio dos professores Almir, meu coordenador, e Renato Pontone, ambos merecedores, posto que empreenderam esforços para o bom andamento dos trabalhos também.

Atenciosamente,

Professor Rodrigo Penna.

Em Minas, 10 Federais e o CEFET ajudarão a fazer o ENEM

"Veículo: Estado de Minas

Editoria: Gerais

Modificado.

Dez universidades federais de Minas Gerais serão parceiras do Ministério da Educação (MEC) na elaboração de questões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O governo federal abriu chamada pública, no fim de março, às instituições públicas de ensino superior para montar as provas. Levantamento feito pelo Estado de Minas nas 11 federais do estado aponta que, com exceção da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), as demais deram sinal verde ao MEC. Além das universidades, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) vai participar da força tarefa, que contará com 59 unidades de ensino superior em todo o país.
   

As questões elaboradas pelas universidades vão compor um banco nacional de itens, que deve ser aproveitado no Enem 2012. A proposta do ministério é usar a experiência das escolas federais em seus tradicionais vestibulares para aumentar de 10 mil para 100 mil o número de perguntas disponíveis para a montagem do exame nacional. Esse reforço no banco de questões também deve ajudar o MEC a tirar do papel, no ano que vem, a promessa de aplicar mais de uma edição da prova por ano. Na lista de colaboradores estão 45 universidades federais e estaduais, sete Cefets, cinco fundações universitárias e dois centros federais de ensino.

Em Minas, vão participar do banco de perguntas as universidades UFMG, UFOP, UFJF, UFLA, UNIFAL, UFU, UFTM, UNIFEI, UFV e UFVJM, além do CEFET-MG.

A adesão da UFMG ao processo é sinal de que estamos dentro do Enem e queremos participar cada vez mais. Nos interessamos pela possibilidade de criar uma parceria mais estreita com o MEC e usar a experiência que temos em processos seletivos para ajudar a aperfeiçoar o exame”, explica a pró-reitora de graduação, Antônia Vitória Aranha.

Na avaliação da coordenadora de processos seletivos da UFOP, Mariza Aparecida Pena, a experiência será importante também para melhorar a formação dos profissionais. “Além de ajudar a aumentar o banco de questões do Enem, nossos professores vão ganhar conhecimento na elaboração de um modelo diferente de perguntas. Nossas provas já caminhavam para um modelo multidisciplinar e a parceria vai ser rica nesse sentido”, diz. Representantes da UNIFAL e UFV destacaram a relevância da adesão para dar mais confiança à comunidade acadêmica sobre o Enem. E a Federal de São João del-Rei, única mineira a não atender o pedido do MEC, informou que preferiu aguardar antes de participar do projeto.

Segurança
 
Para evitar vazamento de questões e tentar garantir a segurança do Enem, profissionais das universidades parceiras vão receber treinamento nos meses de maio e junho e todo o trabalho deverá ser feito apenas em áreas de acesso restrito, em salas equipadas com câmeras de vigilância e computadores com controle de acesso. Todos os participantes deverão ser servidores ativos da instituição, nas áreas de docência ou pesquisa. Depois da capacitação do pessoal, o MEC vai firmar um convênio com as universidades e elas serão obrigadas a assinar um termo de sigilo e compromisso. Antes dessa parceria, as perguntas do Enem eram feitas por professores e especialistas contratados especialmente para esse fim.

As questões enviadas ao MEC devem ser de múltipla escolha e compostas por um texto-base, enunciado, cinco alternativas e apenas uma resposta correta, além de uma justificativa para cada opção. Os itens terão que atender à matriz de habilidades e competências do Enem e ainda passarão por uma revisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do ministério responsável pelo exame. As instituições colaboradoras vão receber de R$ 30 mil, por 500 questões, até R$ 1 milhão, por cinco mil questões. O pagamento à universidade será por créditos que poderão ser transformados em apoio financeiro a projetos. Já os professores vão receber R$ 120 por questão e o revisor vai ganhar R$ 60 por pergunta.

Link de onde foi retirado:

http://www.ufjf.br/dircom/2011/05/09/clipping-ufjf-07-de-maio-de-2011-2/ "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode criticar duro, mas sem ofensa.