domingo, 29 de maio de 2011

O começo da fraude

O Ministério do Planejamento, MPOG, envia comunicados ao CEFET-MG sobre irregularidades na contratação de substitutos. Ver nota da SETEC. “(comunica nº 544478 e 544660 de 12 e 15/04/2011)”. A Direção se vê pressionada, devido às irregularidades cometidas ao longo de anos, às vésperas da eleição para Diretor Geral.

Como explicar à comunidade cefetiana que, por possuir “84% no terceiro grau e 54% na educação básica” de professores substitutos, novos contratos e renovação dos atuais estavam proibidos? A Lei que antes permitia só 10% e foi alterada para um máximo de 20% de substitutos estava sendo descumprida, desde longa data. O CEFET-MG está e estava irregular. Alunos iriam ficar sem aulas. Seria necessária uma enorme re-estruturação de toda a instituição. Não havia nem tempo nem intenção de fazê-la.

Solução encontrada: criar um escândalo de repercussão nacional, e uma fraude! Muito mal montada, diga-se de passagem. Mas, pegou, e convenceu a muitos incautos! A fraude tinha dois objetivos: explicar o inexplicável, tirando a culpa da Direção, gestora e obviamente única responsável pelas irregularidades; mobilizar os desavisados e ingênuos para ganhar a atual eleição.

Reuniões foram convocadas pela própria Direção para dar início e ares de “legitimidade” à fraude:

 - 18/04: http://www.cefetmg.br/noticias/2011/04/noticia0032.html
 - 19/04: http://www.cefetmg.br/noticias/2011/04/noticia0033.html
 - 20/04: http://www.cefetmg.br/noticias/2011/04/noticia0039.html

Escolhido o “suposto” motivo fraudulento: retaliação do MEC pela não adesão aos IFs e pela vontade (de alguns) em se “transformar” em Universidade Tecnológica. A Direção, professores e funcionários, cúmplices na fraude, começaram a espalhar boatos!

Interessante notar que: EM NENHUM MOMENTO A DIREÇÃO APRESENTOU UM ÚNICO DOCUMENTO OFICIAL DO MEC QUE MANDE DEMITIR QUALQUER PROFESSOR QUE SEJA.

Quem sabe, a Direção os apresenta, agora?

Próximo passo: mobilização via internet, por “trols”, personagens fictícios ou não que visam criar uma balbúrdia!

Alunos, coitados, caíram feito “patinhos”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode criticar duro, mas sem ofensa.