segunda-feira, 20 de junho de 2011

Transparência

Por sugestão de um amigo, entramos no chamado Portal da Transparência, do Governo Federal. Este tem buscado, e não falado, sobre transparência. Tiramos alguns dados sobre o CEFET-MG, que achamos relevantes. Todos estão disponíveis aqui, pois somos transparentes.

Saiba quem ganha e quanto ganha, no CEFET-MG, fora o salário. A tabela abaixo é apenas das funções chamadas gratificadas. Vários .pdfs com todos os nomes. Olhe lá ou no portal, se quiser. Mate sua curiosidade, como alunos nos perguntam, sobre quanto cada um ganha, lembrando, isto mais o salário normal. Clique na imagem, que amplia e foca.



Veja alguns dados, que achamos relevante comparar. Segundo o portal, o CEFET tem hoje 1607 servidores, funcionários e professores. Destes, 282 têm funções gratificadas. Ou seja, 1607/282 = 5,698 servidor por cargo comissionado. Muito, não? A cada menos de 6 pessoas que você olha, alguém tá mordendo nem que seja uma beiradinha a mais! E algumas beiradinhas são de vários mils!

Comparemos com outras instituições, apenas na mesma página em que está o CEFET. Você verá o .pdf lá no arquivo, se baixar. Cefet Rio: 1089/174= 6,258. Mais que no CEFET-MG, como esperado. Colégio Pedro II, 1871/227 = 8,242 , mais ainda! UFSJ: 1048/126= 8,31. UFOP:  1565/272= 5,753. UFU: 5061/725= 6,98 .

Curiosamente, aquela curiosidade que nos persegue, o CEFET apresenta a menor média de funcionários por cargos, ou, se preferir, a maior média de cargos por funcionário! Não achamos que seja a maior do governo... Só comparamos o que estava na página e era próximo, para matar nossa curiosidade! Provavelmente, instituições mais novas, com menos funcionários, devem ter média de cargos por funcionário ainda maior, pois se implanta de cima para baixo.

Uma das dificuldades eleitorais, sem nenhuma dúvida, são estes valores. É muito cargo, né! Se outro grupo ganha, outras pessoas ocuparão estes cargos. Cabe a você julgar quem defende um projeto ou quem defende um salário, travestido de idéias! De antemão, nossa proposta é reduzir o número de cargos comissionados, estabelecer mais democracia, se possível eleição entre os técnicos para cargos técnicos. Reduzindo entre os cargos que sobrarem, posto que almejamos reduzir, o poder da caneta!

O contribuinte agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode criticar duro, mas sem ofensa.