quarta-feira, 8 de junho de 2011

3 propostas fundamentais: Rogério Rosa, 6

Salários da direção e afins, CLIQUE NA IMAGEM E VEJA(http://migre.me/50MEK)
São elas: MORALIZAÇÃO, DEMOCRACIA E ALINHAMENTO À POLÍTICA EDUCACIONAL DO MEC.

MORALIZAÇÃO
No momento, o CEFET-MG é acusado de vários CRIMES e IRREGULARIDADES. Citando alguns. Pagamento ilegal de despesas sem prévio empenho; pagamento ilegal a professores do CEFET, pela fundação (salário duplo e ilegal); fraude em licitações públicas (disponível até no Orkut!); fraudes eleitoriais nesta e outras eleições, ... Vixe! A lista vai longe... Nº ilegal de substitutos; abrir cursos superiores sem prévia autorização do MEC; abrir cursos sem professores ou só com substitutos; estar sem estatuto homologado (SEM LEI), ...
Somente a última irregularidade provoca o risco de que TUDO, ABSOLUTAMENTE TUDO o que foi decidido, deliberado e executado nos últimos anos, administrativamente, seja ilegal!
Assim, é imprescindível que a próxima gestão faça uma completa auditoria interna: legal, fiscal, pedagógica... E, também, MORAL. O próximo eleito PRECISA TER O COMPROMISSO de fazê-lo. E não é crível que alguém que participa da atual direção possa fazê-lo, como é o caso do Sr. candidato Márcio Basílio. Afinal, ele está aí, participou das possíveis ilegalidades, e agora vai-se acreditar que vá apurar, contra si mesmo? Da mesma forma, QUALQUER PESSOA QUE TENHA PARTICIPADO OU OCUPADO CARGOS DE DIREÇÃO na atual gestão encontra-se sob FORTÍSSIMA SUSPEITA. Dada a gravidade de todas as inúmeras acusações, ainda não apuradas, corre-se o risco evidente de cumplicidade, omissão, prevaricação e etc.
Precisamos, se quisermos MUDAR, de gente nova, ficha limpa e COMPROMETIDA COM A MUDANÇA. Ou, simplesmente a mudança nunca ocorrerá, como até hoje nunca ocorreu. Concordando com o Dep. Durval Ângelo, é preciso intervir, afastar toda a atual Direção e apurar, rápido! Antes que a fraude esteja consumada! Para o mínimo de tranquilidade, inclusive Jurídica, e transparência! Afinal, com este nível de fraudes várias, aliciamento, ilegalidades, se a atual Direção ganhar e for afastada depois, o caos será até maior!

DEMOCRACIA
A Democracia é um processo, uma luta constante, uma batalha sem fim. Aqui no CEFET vivemos o contrário, a Ditadura, onde a Direção pode e faz TUDO o que quer à revelia da vontade de toda a comunidade. Não somos sequer consultados. No máximo, COMUNICADOS, às vezes e quando é conveniente.

Somente a Democracia pode garantir que Técnicos tenham acesso de fato à progressão em suas carreiras, ocupem cargos de chefia em seus respectivos setores, e não professores que nem são do ramo somente para receber gratificações (salários) mais polpudos, conforme a tabela acima. Aliás, deixar bem claro: os valores de quase R$9.000 que você vê clicando na tabela são A MAIS, FORA O SALÁRIO NORMAL, QUE, DE UM DOUTOR, CHEGA A R$11.000.
Acreditamos até que devemos trabalhar para alterar os estatutos e que cargos devem ser preenchidos por Eleições democráticas, aprofundando a transparência e participação. Minimizar o número de cargos por INDICAÇÃO. Mas, isto é um processo. Trabalharemos para isto.

Somente a Democracia pode garantir que, ao contrário de aliciados, os alunos possam ter voz ativa e deliberativa nas decisões importantes e que os afetam diretamente! Queremos e incentivaremos que participem, não queremos manipulá-los a invadir a Av. Amazonas! E também seus pais, tão ausentes, e toda a comunidade cefetiana!

Apenas e tão somente a Democracia pode garantir aos professores a participação efetiva em projetos que também os afetam diretamente, como os recém publicados Encargos Didático-lunáticos. Deliberações desta magnitude, entre tantas outras, são feitas às escondidas, nos úmidos porões da Ditadura!

ALINHAMENTO À POLÍTICA EDUCACIONAL DO MEC
No momento em que se lança o PRONATEC, na contramão estamos REDUZINDO OS CURSOS TÉCNICOS NÃO SÓ EM BH (ler Hebe). No momento em que o governo PRIORIZA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, estamos PROIBINDO licenciaturas. No momento em que estamos COMPLETAMENTE IRREGULARES, aliciamos alunos para o ENFRENTAMENTO CONTRA O MEC! Ou seja, a “sandice” se comprova a cada dia, mais e mais generalizada! Se vamos nos tornar IF, permanecer CEFET ou pleitear transformação em UT, a primeira tarefa é RECONHECER HUMILDEMENTE NOSSOS GRAVES ERROS RECENTES, OUVIR O MEC e NOS ALINHARMOS À POLÍTICA GERAL DE GOVERNO para que possamos pleitear, posteriormente, qualquer coisa que seja.

Ou, o próprio MEC, dentro da absoluta legalidade, irá nos enquadrar de todas as formas legais e evidentes. Explicitando a mais óbvia, com 84% de substitutos no Superior e 54% no Técnico, se um representante da atual gestão ganhar, quero ver quantas aulas cada um de nós vai ter que dar! Por que o MEC não vai dar colher de chá, não! Fez bobagem, aliciou aluno, descumpriu as Leis, que pague! Soubemos que um professor foi a uma reunião em Brasília, semana passada, levantou-se para falar sobre um projeto e a equipe do Eliezer, da SETEC, não deixou o cara nem falar! Disse que O CEFET NÃO TEM NADA A DIZER ENTRE OS IFs e Universidades! Passou vergonha... Sem contar que todos sabem que o Ministro é tão indignado, e sabemos porque, já que as atrocidades vão de aliciamento a ilegalidades mils, que não recebe nosso diretor desde 2009... É...

Vota nessa Direção que aí pra ver onde é que nós vamos parar! Ainda mais agora, depois deste barulho todo! Como dizem os Trolls, tamo é f.

2 comentários:

  1. Prezado Sr. Rogério Rosa,
    fico impressionado com tanta defesa de moralidade e ética, ao mesmo tempo que numa pesquisa rápida e verificação junto a órgãos competentes, fico sabendo de um problema em que Vossa Senhoria está sendo acusado de violação de dedicação exclusiva, uma vez que é DE no CEFET-MG e tinha cargo na PUC-MG. Bem, poderia nos explicar com provas claras acerca disso? Que moralidade é essa? Que ética é essa então?
    Agradeço resposta a todos neste espaço que criou para atacar outro candidato de forma tão intensa e repleto de acusasões.
    Grato pela atenção, aguardo seu pronunciamento.

    ResponderExcluir
  2. A CONSTITUIÇÃO cidadã de 1988 é CLARA a este respeito. E CONHECEMOS AS LEIS.

    CAPÍTULO VII
    DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Seção I
    DISPOSIÇÕES GERAIS
    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
    a) a de dois cargos de professor; (Incluída pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    Na época em que entramos com processo, e já vencemos em 1ª instância, basta assinar seu comentário e teremos seu contato lhe enviando a sentença, chegamos a solicitar mudança para 40h, ao que a direção negou. E, veja, mesmo assim, vencemos... Bastaria, pessoa atenciosa que é, ter lido o link:
    http://justicacega2011.blogspot.com/2011/06/sobre-assedio-moral.html

    ResponderExcluir

Pode criticar duro, mas sem ofensa.